Home Dúvidas frequentes

DÚVIDAS FREQUENTES

Um aparelho auditivo pode ajudar?

Os aparelhos auditivos podem fornecer uma melhora significativa para a maioria das pessoas com uma perda auditiva embora eles não possam restaurar completamente a sua audição. A maioria das perdas auditivas são do tipo sensorioneural e envolvem mais do que somente a perda da intensidade do som. Existe também a perda da claridade do som devido aos danos das delicadas estruturas sensoriais no ouvido interno.

Os aparelhos auditivos modernos são fabricados para compensar este problema através do aumento dos sons na faixa mais importante para entender a fala. Um fonoaudiólogo pode avaliar o seu problema auditivo em específico e determinar uma «seleção» individual adequada para a sua perda auditiva. Uma adequada adaptação de aparelho auditivo pode tornar a comunicação mais fácil, resultando em maior segurança social.

Ouvir as conversações pode tornar-se mais confortável, requerendo muito menos esforço e, resultando em menor fadiga. Os aparelhos auditivos melhoram consideravelmente a qualidade de vida.

Onde eu vou experimentar um aparelho auditivo?

Os aparelhos auditivos são diferentes da maioria dos outros produtos eletrônicos comercializados. Você não pode simplesmente entrar em uma loja, escolher um e levá-lo para casa! Embora este pode custar menos, comprar um aparelho auditivo sem a ajuda de um fonoaudiólogo especializado é arriscado.

É provável que você termine com um aparelho auditivo que não é correto para você e a insatisfação será o resultado. Uma adaptação de aparelho auditivo bem sucedida requer a habilidade de um profissional fonoaudiólogo especializado e treinado para isso.

Após o médico Otorrinolaringologista indicar o uso de aparelhos auditivos o paciente poderá procurar O Centro Auditivo Chapecó e fazer um teste com os nossos aparelhos auditivos sem compromisso de compra.

O que os aparelhos fazem?

Todos os aparelhos auditivos são basicamente sistemas de som miniaturizados. O som é captado por um microfone, amplificado, e então enviado para o ouvido através de um receptor (alto-falante). Os aparelhos auditivos modernos são fabricados

para «adaptar-se» à sua perda auditiva e melhorar sua habilidade para entender a fala fornecendo a quantidade correta de amplificação nas frequências onde você está perdendo importantes sons.

Como com os óculos, uma «seleção» de aparelho auditivo pode variar de uma pessoa para outra. A extensa variedade de estilos, tecnologia e características disponíveis hoje pode parecer opressivo. É por isso que é importante trabalhar com um profissional qualificado que possa ajudá-lo a escolher a melhor combinação para sua situação pessoal.

Ocorreram muitos aperfeiçoamentos nos aparelhos auditivos nos últimos dez anos. Os aparelhos mais novos são mais atrativos esteticamente. Novos métodos de processamento de som podem fornecer som mais claro que antes. Ouvir torna-se mais confortável devido aos melhores métodos de processamento do ruído ambiental e intensidade.

Os fonoaudiólogos do Centro Auditivo Chapecó estão devidamente capacitados para programar os mais modernos aparelhos auditivos da marca suíça Bernafon, pois além de um excelente aparelho auditivo precisamos de um bom profissional para deixar este aparelho personalizado para o nosso cliente.

Como o ouvido funciona?

O ouvido humano é um sistema analisador de som notavelmente complexo, capaz de detectar sons dentro de uma faixa incrivelmente ampla de intensidade e freqüência. O ouvido pode ser dividido em três principais partes :o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. O ouvido externo serve como um coletor de som. As vibrações sonoras entram pelo canal auditivo (ouvido externo).

Estas vibrações causam o movimento da membrana timpânica que está conectada a uma cadeia de três ossículos (ouvido médio). O sistema do ouvido médio serve para intensificar a energia das vibrações sonoras e enviá-las para a cóclea (ouvido interno). Dentro da cóclea existem milhares de células ciliadas que estão conectadas às fibras do nervo auditivo.

Estas células ciliadas são sensíveis às diferentes frequências de som. As vibrações sonoras, ao entrar na cóclea, causam uma onda que viaja pelo órgão da audição repleto de fluido.

Esta onda move a membrana basilar à qual estão ligadas as células ciliadas. As células ciliadas então geram sinais eletroquímicos que viajam através do nervo acústico (auditivo) até o cérebro onde são reconhecidos como sons.

NÃO ESTÁ OUVINDO CLARAMENTE?

Agende seu teste gratuito auditivo

AGENDAR TESTE GRATUITO

FALE
CONOSCO

CHAPECÓ/SC

(49) 3324-0001

Rua Barão do Rio Branco 370 E
Edifício Mondrian
Sala 01 - Centro

XANXERÊ/SC

(49) 3431 0011

Rua Independência, 40
Cond. Casemiro Arcari
Sala 2 - Centro
© 2019 Centro Auditivo Chapecó. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Popup Agência Web