Home Blog Envelhecimento afeta a capacidade de ouvir

Envelhecimento afeta a capacidade de ouvir

Envelhecimento afeta a capacidade de ouvir
06/12/2018

O processo de envelhecimento natural não afeta só a capacidade de ouvir os sons baixos, mas também de entender uma conversa do dia a dia.

O termo presbiacusia está associado a uma alteração auditiva que acompanha o processo de envelhecimento do ser humano. Ocorre através de uma perda lenta e progressiva da capacidade de ouvir sons de alta frequência, tornando a percepção das consoantes mais difíceis.

Considerado um dos problemas mais recorrentes da população idosa, a perda da audição gera problemas de comunicação, levando a pessoa ao isolamento social progressivo e até à depressão.

Apesar da presbiacusia estar centrada nas alterações de orelha interna, nenhuma parte do sistema auditivo escapa dos efeitos do envelhecimento. Fatores como histórico familiar, a exposição repetida a ruídos alto ao longo dos anos, fumantes e o uso de alguns medicamentos também contribuem para a perda auditiva relacionada à idade.

Não há cura para a presbiacusia, assim, o tratamento ideal é focado no bem-estar do paciente, com o uso de aparelhos auditivos ou até mesmo cirurgias. A perda auditiva afeta aspectos físicos (não ouvir alarmes) e também psicológicos (levando ao isolamento social e depressão).

Pessoas que sofrem de presbiacusia escutam uma conversa, mas têm dificuldade de entender o que está sendo dito quando há ruídos de fundo. Tal fato ocorre porque esse problema está relacionado à perda auditiva sensorioneural.

A doença deve ser avaliada e tratada o mais breve possível. Ao observar qualquer alteração em sua audição, procure um médico otorrinolaringologista e posteriormente, um fonoaudiólogo.

NÃO ESTÁ OUVINDO CLARAMENTE?

Você pode testar nossos aparelhos auditivos em casa, sem nenhum custo adicional.

AGENDAR TESTE GRATUITO
Centro Auditivo Chapecó - Aparelhos auditivos

CHAPECÓ/SC

(49) 3324-0001

Rua Barão do Rio Branco 370 E
Edifício Mondrian
Sala 01 - Centro

NOSSAS REDES

Facebook Instagram Youtube
© 2024 Centro Auditivo Chapecó. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alavanca
Fale conosco