Home Blog Misofonia, a intolerância a pequenos barulhos

Misofonia, a intolerância a pequenos barulhos

Misofonia, a intolerância a pequenos barulhos
06/12/2018

Sons de torneira pingando, teclado, mastigação ou até mesmo o clicar em uma caneta causam irritação? Isso pode ser sintoma de misofonia, um distúrbio que pouca gente conhece.

A misofonia, do grego, aversão a sons, causa uma forte reação a determinados ruídos repetitivos, os quais são intoleráveis.

É uma enfermidade neurológica onde estímulos auditivos são confundidos dentro do sistema nervoso central.

Os sintomas, como reações fortes a determinados sons, aparecem frequentemente na infância, porém podem afetar qualquer idade. Ainda não há um tratamento específico para este problema e, somente o médico responsável poderá indicar diferentes tipos de terapias.

Assim como a deficiência auditiva, a misofonia também traz consequências aos pacientes, como a dificuldade em fazer novas amizades, engajar-se em atividades sociais, ou até mesmo de sair de casa. Por isso, é de extrema importância procurar ajuda e receber tratamento adequado.

As pessoas que sofrem com este problema reagem de forma irracional diante de sons específicos. Essa reação não deve ser confundida com hiperacusia, que consiste em perceber certos sons de um modo anormal, muito alto e acompanhado de dor física.

Os profissionais do Centro Auditivo Chapecó (CAC) orientam para fazer exames de audiometria, onde poderão ser identificadas falhas no sistema auditivo.

NÃO ESTÁ OUVINDO CLARAMENTE?

Você pode testar nossos aparelhos auditivos em casa, sem nenhum custo adicional.

AGENDAR TESTE GRATUITO
Centro Auditivo Chapecó - Aparelhos auditivos

CHAPECÓ/SC

(49) 3324-0001

Rua Barão do Rio Branco 370 E
Edifício Mondrian
Sala 01 - Centro

NOSSAS REDES

Facebook Instagram Youtube
© 2024 Centro Auditivo Chapecó. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alavanca
Fale conosco