Home Blog Deficiência auditiva pode afetar qualquer idade

Deficiência auditiva pode afetar qualquer idade

Deficiência auditiva pode afetar qualquer idade
06/12/2018

A deficiência auditiva é a redução ou a perda total da audição. Os sintomas, causas, tipos e graus da perda de audição podem ser inúmeros, fatores como idade, genética, hereditariedade são os mais prevalentes. A diminuição da acuidade auditiva geralmente está associada à idade, uma vez que as chances de danos na audição aumentam com o passar dos anos.

Trânsito, máquinas, música alta, TV, uso de fones de ouvido em excesso, além de outros fatores, contribuem para que os ambientes fiquem cada vez mais barulhentos, podendo causar perda auditiva em qualquer pessoa.

Profissionais do Centro Auditivo Chapecó apontam alguns sintomas de perda auditiva:

- Dificuldade para escutar em lugares em que as fontes de som estão distantes;
- Dificuldade para escutar televisão e/ou telefone;
- Dificuldade para entender a conversação em um grupo de pessoas;

Os indivíduos afetados por uma perda auditiva comumente desenvolvem formas para tentar ouvir melhor em situações difíceis. Estas formas incluem:
- Pedir aos outros para repetir o que falaram;
- Aumentar constantemente o volume da TV, rádio, etc;
- Evitar reuniões sociais;
- Fingir entender a mensagem recebida.

Se você possui alguma dessas dificuldades auditivas, o primeiro passo é procurar profissionais qualificados, como o médico otorrinolaringologista, para realizar avaliações audiológicas. Os testes irão revelar se você tem ou não perda auditiva, qual o tipo do dano e se há necessidade de seleção e adaptação de próteses auditivas.

Próteses auditivas são aparelhos que amplificam os sons tornando-os audíveis para o seu usuário. Eles podem ser usados por indivíduos portadores de perdas auditivas de diferentes graus.

Atualmente, devido o rápido desenvolvimento da tecnologia digital e a um design bastante avançado, é possível encontrar diversos modelos de aparelhos auditivos e alguns tão pequenos que podem ser colocados dentro do canal auditivo, proporcionando assim, descrição e conforto ao usuário.

O modelo do aparelho a ser escolhido vai depender do grau e do tipo da perda auditiva, levando sempre em consideração o conforto do paciente para que a nova experiência de "ouvir sons antes não ouvidos" se torne prazerosa melhorando a qualidade de vida do usuário.

NÃO ESTÁ OUVINDO CLARAMENTE?

Você pode testar nossos aparelhos auditivos em casa, sem nenhum custo adicional.

AGENDAR TESTE GRATUITO
Centro Auditivo Chapecó - Aparelhos auditivos

CHAPECÓ/SC

(49) 3324-0001

Rua Barão do Rio Branco 370 E
Edifício Mondrian
Sala 01 - Centro

NOSSAS REDES

Facebook Instagram Youtube
© 2024 Centro Auditivo Chapecó. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alavanca
Fale conosco