Home Blog Dificuldades na aprendizagem e em ouvir sons?

Dificuldades na aprendizagem e em ouvir sons?

Dificuldades na aprendizagem e em ouvir sons?
06/12/2018

O processamento auditivo (PA) é um conjunto de tarefas necessárias para que o ser humano possa entender e compreender o que ouviu. Algumas pessoas apresentam dificuldades para localizar a origem dos sons e entender conversas em lugares ruidosos, tendo muita dificuldade na memorização.

Ainda, outras pessoas encontram dificuldades de leitura e escrita ou então, não conseguem aprender um segundo idioma, como o inglês, por exemplo. Esses problemas podem ter uma única causa: o distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) - um transtorno que atinge várias faixas etárias, mas, sobretudo crianças em fase escolar, afetando o aprendizado.

O DPAC é uma falha no sistema nervoso central e pode estar presente inclusive em quem escuta normalmente. Estes problemas podem ser ocasionados devido à alteração neurológica que afeta regiões do cérebro ou do sistema nervoso central, como tumores, AVCs, entre outras. Perdas auditivas não tratadas e o envelhecimento também podem levar à disfunção do PA.

Contudo, o mais comum, principalmente em crianças, são alterações funcionais ? sem lesão específica ou diagnosticada. Estas disfunções ou atrasos de maturação têm como fatores de risco a prematuridade, intercorrências na gestação ou no parto, histórico familiar e também as famosas otites na infância.

O problema pode ser revertido se tratado adequadamente. Após perceber qualquer sintoma é necessário procurar um médico otorrinolaringologista que fará os exames e identificará a causa. Ao examinar, encaminhará o paciente para o tratamento. Muitos dos casos necessitam do acompanhamento de um fonoaudiólogo que fará o treinamento auditivo.

NÃO ESTÁ OUVINDO CLARAMENTE?

Você pode testar nossos aparelhos auditivos em casa, sem nenhum custo adicional.

AGENDAR TESTE GRATUITO
Centro Auditivo Chapecó - Aparelhos auditivos

CHAPECÓ/SC

(49) 3324-0001

Rua Barão do Rio Branco 370 E
Edifício Mondrian
Sala 01 - Centro

NOSSAS REDES

Facebook Instagram Youtube
© 2024 Centro Auditivo Chapecó. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alavanca
Fale conosco