Home Blog Ruído nas escolas prejudica a aprendizagem dos alunos

Ruído nas escolas prejudica a aprendizagem dos alunos

Ruído nas escolas prejudica a aprendizagem dos alunos
06/12/2018

A poluição sonora é tratada como um problema de saúde pública mundial por impactar a vida e o meio ambiente. Um dos principais tipos de ruído é o que ocorre na sala de aula, proveniente de áreas externas, como por exemplo, do trânsito, das brincadeiras e esportes praticados no pátio ou em quadras, sirenes, caixas de som e até mesmo de dentro da sala de aula devido a conversas, ventiladores, aparelhos de ar condicionado, entre outros.

Os efeitos podem representar desde um simples incômodo até problemas mais significativos de aprendizagem, dadas às condições ambientais adversas. Além de impactar na dificuldade de concentração e de escuta dos alunos, o ruído em sala de aula pode comprometer a voz do professor e ainda potencializar a irritabilidade das pessoas expostas a ele, seja o professor e/ou alunos.

Para diminuir este problema, além de possíveis mudanças físicas nos ambientes como vedação e uso de materiais acusticamente absorvedores, o comportamento humano é o que mais contribui. A conscientização de alunos e professores em evitar comportamentos que geram competição sonora como conversa paralela, arrastar cadeiras e gritos é primordial à causa.

Pesquisa:

Um estudo feito na Alemanha, pela Universidade de Oldenburg, constatou que em muitas escolas os ruídos nas salas de aula podem passar do limite tolerável. O ouvido humano suporta até 65 decibéis, segundo a Organização Mundial de Saúde, acima desse nível o organismo sofrerá danos.

Dentro das salas de aula o limite é de 40 a 50 decibéis, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no entanto, em alguns casos o nível atinge até 75 decibéis e no horário do intervalo os ruídos podem chegar a mais de 100 decibéis.

Os ruídos do ambiente escolar somado as diversas situações como: trânsito, televisão em alto volume, uso de fones de ouvido preocupa os especialistas que constatam a perda auditiva em um número cada vez mais crescente de jovens.

Ao perceber qualquer alteração na audição, procure imediatamente um médico otorrinolaringologista.

NÃO ESTÁ OUVINDO CLARAMENTE?

Você pode testar nossos aparelhos auditivos em casa, sem nenhum custo adicional.

AGENDAR TESTE GRATUITO
Centro Auditivo Chapecó - Aparelhos auditivos

CHAPECÓ/SC

(49) 3324-0001

Rua Barão do Rio Branco 370 E
Edifício Mondrian
Sala 01 - Centro

NOSSAS REDES

Facebook Instagram Youtube
© 2024 Centro Auditivo Chapecó. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alavanca
Fale conosco