Home Blog Problemas auditivos podem levar ao isolamento social

Problemas auditivos podem levar ao isolamento social

Problemas auditivos podem levar ao isolamento social
06/12/2018

Muitas das doenças, consideradas comuns, podem trazer sérios problemas auditivos se não cuidadas de forma correta. Entre elas, destaque para o diabetes, a meningite, o sarampo, a caxumba e a rubéola materna.

lém das doenças, outro fator pode diminuir a capacidade de ouvir: a longa exposição a barulhos. Locais onde o ruído pode ultrapassar os 100 decibéis, prejudicam a audição e também a saúde.

Entretanto, a causa mais comum de perda auditiva é o envelhecimento natural, também conhecida como presbiacusia. Isso ocorre devido ao envelhecimento das células auditivas e quando não tratada a tempo, causa sérias consequências ao idoso, como depressão e exclusão social.

Como evitar isolamento social:

Recomenda-se que, ao observar qualquer sintoma de perda auditiva, a família deve procurar ajuda com profissionais especializados. Sinais como dificuldade de entendimento da fala, depressão, frustração, raiva ou medo podem ser ocasionadas devido à incapacidade de comunicar-se.

Após perceber dificuldades em ouvir, o primeiro passo é procurar um médico otorrinolaringologista, que poderá indicar o melhor tratamento para o caso. Por sentir dificuldades de ouvir em uma conversa, ou até mesmo, ao assistir TV, o paciente se isola. Por isso, em muitos casos, há um trabalho multidisciplinar que envolve otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e psicólogo.

Tratamento:

Há varias formas de tratar a surdez, como o uso de aparelhos auditivos, próteses implantáveis e até os implantes cocleares. Porém, para ter êxito durante este tratamento é necessário o apoio da família, pois isso resgata a autoestima e a qualidade de vida do paciente.

Somente o médico otorrinolaringologista poderá definir qual é o tratamento mais adequado. O Centro Auditivo Chapecó realiza exames solicitados pelo médico, bem como seleciona e adapta o aparelho auditivo, caso seja a conduta indicada pelo profissional.

NÃO ESTÁ OUVINDO CLARAMENTE?

Você pode testar nossos aparelhos auditivos em casa, sem nenhum custo adicional.

AGENDAR TESTE GRATUITO
Centro Auditivo Chapecó - Aparelhos auditivos

CHAPECÓ/SC

(49) 3324-0001

Rua Barão do Rio Branco 370 E
Edifício Mondrian
Sala 01 - Centro

NOSSAS REDES

Facebook Instagram Youtube
© 2024 Centro Auditivo Chapecó. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alavanca
Fale conosco