topo

Centro Auditivo Chapecó - Uso de hastes flexíveis pode causar problemas auditivos e em casos extremos, levar a surdez

Centro Auditivo Chapecó - Uso de hastes flexíveis pode causar problemas auditivos e em casos extremos, levar a surdez

Audição

Uso de hastes flexíveis pode causar problemas auditivos e em casos extremos, levar a surdez

Audição


Há pessoas que diariamente fazem uso das hastes flexíveis, popularmente conhecidas como ?cotonetes?, como uma forma de higiene diária. Porém, a cera de ouvido não é sujeira: ela existe para lubrificar a pele e não deixar que a derme descame, evitando coceiras e dores na região do ouvido. Previne também, a entrada de bactérias, fungos e vírus. 

O uso repetitivo ou diário de cotonetes pode causar uma lesão ao ouvido que é sensível. Além de otites externas e sangramentos, há casos de infecções e lesões, com perfuração do tímpano e em muitas situações, levando a surdez. O cotonete deve ser utilizado apenas para limpar e secar a parte externa da orelha, nunca deve ser introduzido no ouvido. 

Há pacientes que tem produção de cera em excesso, o que pode causar dificuldade na audição. Nestes casos, recomenda-se procurar um médico especialista. 

Para quem não produz grande quantidade de cera e mesmo assim quer limpar os ouvidos, o recomendado é, após o banho, enxugar bem o ouvido com uma toalha, sem introduzir nada nos canais auditivos, limpando somente até onde o dedo alcançar. 


Evite:

- Inserir cotonetes dentro do ouvido. Eles servem apenas para secar a orelha externa.

- Colocar corpos estranhos dentro do ouvido, como água oxigenada ou cera de vela. Além de não apresentarem resultados, podem ferir o ouvido. 

- Usar objetos para coçar o ouvido, pois eles podem causar traumas graves. 

Quando sentir algum sintoma, de ouvido entupido ou de ruído, consulte um otorrinolaringologista, que poderá dar um diagnóstico preciso e recomendar o melhor tratamento para o seu caso.

O Centro Auditivo Chapecó (CAC) conta com um setor de fonoaudiologia, onde realiza exames audiológicos, seleção e adaptação de aparelhos auditivos. Agende um horário e faça um exame de audiometria. 

Postado por  Vox Brazil Comunicação