topo

Centro Auditivo Chapecó - Tudo sobre fonoaudiologia, informações sobre tratamentos auditivos e novos aparelhos para sua audição.

Centro Auditivo Chapecó - Tudo sobre fonoaudiologia, informações sobre tratamentos auditivos e novos aparelhos para sua audição.

Tudo sobre fonoaudiologia, informações sobre tratamentos auditivos e novos aparelhos para sua audição.

NOTÍCIAS

Aproveite e confira nossas notícias!

Campanha chama atenção da sociedade para respeitar as pessoas que gaguejam e conhecer mais sobre o assunto

Orientação


  • Uma campanha do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia chama atenção da sociedade para respeitar as pessoas que gaguejam e conhecer mais sobre o assunto. A campanha com slogan "Pare, pense, escute e me respeite", tem o objetivo de informar a sociedade em geral e também as pessoas que gaguejam, além de reforçar que o Fonoaudiólogo é o profissional que trata e proporciona qualidade de vida a quem tem esse distúrbio.

    Essa é a terceira edição da campanha de conscientização sobre o Dia Internacional de Atenção à Gagueira - 22 de outubro. 

    A campanha acontece um mês depois que a Fluência foi reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia através da Resolução CFFa nº507/2017.

Postado por  Vox Brazil Comunicação

Audiometria: o que é e como funciona?

Saiba detalhes desse exame


  • Muita gente tem dificuldades de audição, isso dificulta atividades de lazer, como assistir TV, ouvir uma música e até mesmo conversar. Talvez chegou a hora de fazer um exame de audiometria e avaliar se está tudo ''ok'' com seu sistema auditivo.


    O problema com a audição pode afetar diretamente o seu dia a dia e seus momentos de descanso. Por esse motivo, é importante identificar os problemas com antecedência, assim você conseguirá tratar qualquer distúrbio cedo e evitar um grande problema.


    Audiometria é um exame que precisa ser realizado por um fonoaudiólogo habilitado, esse profissional é capacitado para identificar quaisquer perdas que o paciente sofreu. Por conta disso, esse exame é o ideal para prevenção e indicado para diagnósticos. 


    Quer saber como esse exame funciona? Leia nosso conteúdo até o final, descubra como esse teste pode identificar problemas de audição e como é realizado.


    Audiometria 

    O exame de audiometria inclui duas categorias: a análise tonal e vocal. Saiba o que são:

    ·         Tonal

    Nessa categoria o paciente é avaliado pelas respostas que apresentam em cada som das frequências distintas emitidas. Dessa forma, é possível avaliar de acordo com os estímulos manifestados.

    ·         Vocal

    Já no exame vocal a capacidade de percepção da voz humana é analisada. O examinador avaliará de que forma o paciente responde ao que foi falado.


    Como é feito o exame?

    A audiometria acontece através de um profissional habilitado, é simples e não possui dor alguma. Tudo acontece com muita rapidez, pois o exame dura por volta de 30 minutos em adultos, sem ter nenhum efeito desconfortável.


    Quem procura uma clínica para fazer o exame, entra em uma cabine acústica, com isso, há o isolamento dos sons do ambiente. Na sequência, o paciente usa um fone de ouvido para interpretar os sons que o examinador emitirá do outro lado da cabine.


    O paciente é analisado de acordo com a intensidade do som necessária para que haja uma resposta. Confira como ocorre a análise do exame e qual a classificação dos problemas de audição nesse caso:

     

    ·         Abaixo de 25 decibéis: audição regular, tudo normal;

    ·         De 26 a 40: paciente com uma leve perda auditiva;

    ·         Entre 41 e 55: danos moderados;

    ·         56 a 70: perda relativamente severa;

    ·         De 71 a 90: com esse resultado, a perda é considerada severa;

    ·         Superior a 90 decibéis: esse índice aponta que há perda profunda da audição.

     

    Quem precisa fazer o exame?

    A audiometria é recomendada para quem está com dificuldades em ouvir ou sensação de perda auditiva. Além disso, quem sofreu algum tipo de trauma no ouvido, como rompimentos, se há hereditariedade ou infecções, também é recomendável que faça o exame.

    Existem situações em que não há clareza nos resultados do diagnóstico, nesse caso, existe a necessidade de fazer outras análises, como a imitanciometria. Alguns pacientes precisam até mesmo de uma tomografia ou radiografia. 


    Por que esse exame é importante?

    A audição em dia é muito importante para garantir mais qualidade de vida ao seu dia a dia. Ter o diagnóstico ajuda a prevenir casos em que há tratamento ou mesmo identificar problemas mais graves à sua saúde. 

    O exame é uma das formas de ter o diagnóstico mais detalhado, tirar a dúvida em casos de dificuldades com a audição e melhorar o seu dia a dia. 

     

    Quem procurar?

    Agora você conhece um pouco sobre a audiometria, o que isso significa e como funciona. Esse exame pode diagnosticar se há algum problema em seu ouvido. Apesar disso, por onde começar? Quem procurar? 

    O ideal é contar com uma empresa experiente com o diagnóstico de problemas auditivos e reconhecida pela qualidade em seus serviços. Uma das melhores empresas é o Centro Auditivo Chapecó. 

    Está com problemas de audição? Clique aqui, entre em contato conosco que vamos verificar a disponibilidade e agendar um horário para a sua audiometria. 

Postado por  Vox Brazil Comunicação

Buzina em excesso pode causar surdez

As buzinas dos automóveis que circulam nas vias contribuem para o aumento da poluição sonora e também, para a perda de audição. Essa perda ocorre de forma gradativa.



  • O crescimento das cidades acompanhado da modernização tem feito dos ruídos a terceira principal causa de poluição mundial, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). As buzinas dos automóveis que circulam nas vias contribuem para o aumento da poluição sonora e também, para a perda de audição. Essa perda ocorre de forma gradativa. 

    Qualquer som acima de 85 decibéis pode causar problemas graves de audição. A perda auditiva depende tanto da potência do som como do período de exposição ao ruído. É importante ficar atento e realizar exames constantemente. Os exames auditivos devem ser feitos como qualquer exame de rotina, pois é através deles que é possível detectar problemas na audição. Um dos exames é a audiometria que se divide entre tonal e vocal.

    A audiometria tonal é um exame com duração de aproximadamente 30 minutos, não causa nenhum incômodo e é feito por um fonoaudiólogo. O objetivo é avaliar a função auditiva do paciente, sendo possível detectar informações como: tipo e grau da perda auditiva.

    O exame é fundamental para o diagnóstico, controle e tratamento das doenças que afetam a audição. Sensação de tontura, zumbido, diminuição da audição são sintomas que indicam a necessidade de realizar o exame. Portanto, faça o exame periodicamente e procure a ajuda de um profissional. 

    O Centro Auditivo Chapecó (CAC) disponibiliza exames de audiometria. 

    Agende um horário: 

    CAC Chapecó: (49) 3324-0001
    CAC Xanxerê: (49) 3431- 0011

Postado por  Vox Brazil Comunicação


Ver todas