topo

Centro Auditivo Chapecó - Tudo sobre fonoaudiologia, informações sobre tratamentos auditivos e novos aparelhos para sua audição.

Centro Auditivo Chapecó - Tudo sobre fonoaudiologia, informações sobre tratamentos auditivos e novos aparelhos para sua audição.

Tudo sobre fonoaudiologia, informações sobre tratamentos auditivos e novos aparelhos para sua audição.

NOTÍCIAS

Aproveite e confira nossas notícias!

Buzina em excesso pode causar surdez

As buzinas dos automóveis que circulam nas vias contribuem para o aumento da poluição sonora e também, para a perda de audição. Essa perda ocorre de forma gradativa.



  • O crescimento das cidades acompanhado da modernização tem feito dos ruídos a terceira principal causa de poluição mundial, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). As buzinas dos automóveis que circulam nas vias contribuem para o aumento da poluição sonora e também, para a perda de audição. Essa perda ocorre de forma gradativa. 

    Qualquer som acima de 85 decibéis pode causar problemas graves de audição. A perda auditiva depende tanto da potência do som como do período de exposição ao ruído. É importante ficar atento e realizar exames constantemente. Os exames auditivos devem ser feitos como qualquer exame de rotina, pois é através deles que é possível detectar problemas na audição. Um dos exames é a audiometria que se divide entre tonal e vocal.

    A audiometria tonal é um exame com duração de aproximadamente 30 minutos, não causa nenhum incômodo e é feito por um fonoaudiólogo. O objetivo é avaliar a função auditiva do paciente, sendo possível detectar informações como: tipo e grau da perda auditiva.

    O exame é fundamental para o diagnóstico, controle e tratamento das doenças que afetam a audição. Sensação de tontura, zumbido, diminuição da audição são sintomas que indicam a necessidade de realizar o exame. Portanto, faça o exame periodicamente e procure a ajuda de um profissional. 

    O Centro Auditivo Chapecó (CAC) disponibiliza exames de audiometria. 

    Agende um horário: 

    CAC Chapecó: (49) 3324-0001
    CAC Xanxerê: (49) 3431- 0011

Postado por  Vox Brazil Comunicação

Uso de hastes flexíveis pode causar problemas auditivos e em casos extremos, levar a surdez

Audição


  • Há pessoas que diariamente fazem uso das hastes flexíveis, popularmente conhecidas como ?cotonetes?, como uma forma de higiene diária. Porém, a cera de ouvido não é sujeira: ela existe para lubrificar a pele e não deixar que a derme descame, evitando coceiras e dores na região do ouvido. Previne também, a entrada de bactérias, fungos e vírus. 

    O uso repetitivo ou diário de cotonetes pode causar uma lesão ao ouvido que é sensível. Além de otites externas e sangramentos, há casos de infecções e lesões, com perfuração do tímpano e em muitas situações, levando a surdez. O cotonete deve ser utilizado apenas para limpar e secar a parte externa da orelha, nunca deve ser introduzido no ouvido. 

    Há pacientes que tem produção de cera em excesso, o que pode causar dificuldade na audição. Nestes casos, recomenda-se procurar um médico especialista. 

    Para quem não produz grande quantidade de cera e mesmo assim quer limpar os ouvidos, o recomendado é, após o banho, enxugar bem o ouvido com uma toalha, sem introduzir nada nos canais auditivos, limpando somente até onde o dedo alcançar. 


    Evite:

    - Inserir cotonetes dentro do ouvido. Eles servem apenas para secar a orelha externa.

    - Colocar corpos estranhos dentro do ouvido, como água oxigenada ou cera de vela. Além de não apresentarem resultados, podem ferir o ouvido. 

    - Usar objetos para coçar o ouvido, pois eles podem causar traumas graves. 

    Quando sentir algum sintoma, de ouvido entupido ou de ruído, consulte um otorrinolaringologista, que poderá dar um diagnóstico preciso e recomendar o melhor tratamento para o seu caso.

    O Centro Auditivo Chapecó (CAC) conta com um setor de fonoaudiologia, onde realiza exames audiológicos, seleção e adaptação de aparelhos auditivos. Agende um horário e faça um exame de audiometria. 

Postado por  Vox Brazil Comunicação

Paciente do CAC comprova a qualidade e tecnologia do Nevara 1

Aparelho auditivo

  • A fonoaudióloga do CAC, Ana Paula Bogoni com o paciente José Rita.

    A audição é um dos cincos sentidos que o ser humano tem. Ao decorrer dos anos, há uma perda natural de audição e quando ela ocorre, pode haver dificuldade de compreensão de sons e palavras. 


    No último mês, o senhor José Rita procurou o CAC onde apresentou dificuldades em ouvir, principalmente ao assistir TV. Após exames, no dia 20 de junho, o paciente iniciou o teste com aparelho auditivo. 


    Na quarta-feira, 05 de julho, seu José adquiriu o aparelho Nevara 1 - o produto apresenta soluções que facilitam a entrada no mundo de qualidade do aparelhos auditivos. Ele oferece percepção do som natural e compreensão da fala em ambientes com ruído de fundo constante.


    ''Estou muito contente. Aconselho as pessoas a virem experimentar aqui que não vão se arrepender. Antes eu assistia a TV no volume 30 e hoje no 23, 24. O som está diferente, muito mais claro [sic]'', destaca. 



Postado por  Vox Brazil Comunicação


Ver todas