topo

Dicas para sua saúde auditiva

Dicas para sua saúde auditiva

Para sua saúde auditiva ficar sempre em dia.

DICAS E DÚVIDAS

Tire suas dúvidas e absorva nossas dicas!!

Como o ouvido funciona?


O ouvido humano é um sistema analisador de som notavelmente complexo, capaz de detectar sons dentro de uma faixa incrivelmente ampla de intensidade e freqüência. O ouvido pode ser dividido em três principais partes :o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. O ouvido externo serve como um coletor de som. As vibrações sonoras entram pelo canal auditivo (ouvido externo).

Estas vibrações causam o movimento da membrana timpânica que está conectada a uma cadeia de três ossículos (ouvido médio). O sistema do ouvido médio serve para intensificar a energia das vibrações sonoras e enviá-las para a cóclea (ouvido interno). Dentro da cóclea existem milhares de células ciliadas que estão conectadas às fibras do nervo auditivo.

Estas células ciliadas são sensíveis às diferentes frequências de som. As vibrações sonoras, ao entrar na cóclea, causam uma onda que viaja pelo órgão da audição repleto de fluido.

Esta onda move a membrana basilar à qual estão ligadas as células ciliadas. As células ciliadas então geram sinais eletroquímicos que viajam através do nervo acústico (auditivo) até o cérebro onde são reconhecidos como sons.